Conheça os nossos
Educadores

Uma breve introdução sobre a trajetória deles

Saiba Mais

Nise da Silveira

Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época e criou ateliês de pintura e modelagem, revolucionando a Psiquiatria.

O mundo das Imagens

Paulo Freire

Influenciador do movimento chamado pedagogia crítica e patrono da educação brasileira, foi reconhecido mundialmente e é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades.

Pedagogia do Oprimido

Dorina de Gouvêa Nowill

Tornou-se notável na temática inclusão, principalmente por ter contribuído para a chegada ao Brasil do livro em braile, garantindo o acesso das pessoas cegas ou com baixa visão à cultura e ao conhecimento.

Obras

Anísio Teixeira

Foi um dos maiores signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório divulgado em 1932.

Obras

Conceição Evaristo

Acredita em educação pública e de qualidade para todos, além de ser ativa nos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país. Aborda temas de descriminação racial, gênero e de classe em sua literatura;

Olhos d'Água

Darcy Ribeiro

Lutou pela educação como formação humana, e atuou como relator da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Além disso, ocupou cargos no governo e criou a Universidade e Brasília.

O Povo Brasileiro

Cecília Meireles

Cecília viveu no contexto de reformas do ensino, sendo a principal a “Escola Nova”, idealizada por Francisco Campos e foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.

Discurso Jornalístico de Cecília Meireles

Lourenço Filho

Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula e foi protagonista da Campanha de Educação de Adultos, na década de 1940.

Tendências da Educação Brasileira

Carolina de Jesus

Poetisa, escritora e educadora social, conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada publicado em 1960. Suas obras abordavam aspectos como fome, falta de moradia e outras situações que circulavam a vida de uma mulher negra e favelada em São Paulo.

Quarto de Despejo

Florestan Fernandes

É considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil e questionava a autoridade/autoritarismo do professor em sala de aula, sua postura como reprodutor do conhecimento e seu papel na construção de uma sociedade igualitária.

Pedagogia do Oprimido

Antonieta de Barros

Foi jornalista, professora e a precursora da luta de políticos afrodescendentes no Parlamento brasileiro. Acreditava em uma educação continuada e educação como cultura.

Obras

Milton Santos

Considerado o maior geógrafo brasileiro e foi o primeiro negro a obter o título de professor-emérito da Universidade de São Paulo.

A Natureza do Espaço