Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas que julgava serem agressivas em tratamentos de sua época e criou ateliês de pintura e modelagem, revolucionando a Psiquiatria.
O mundo das ImagensInfluenciador do movimento chamado pedagogia crítica e patrono da educação brasileira, foi reconhecido mundialmente e é o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades.
Pedagogia do OprimidoTornou-se notável na temática inclusão, principalmente por ter contribuído para a chegada ao Brasil do livro em braile, garantindo o acesso das pessoas cegas ou com baixa visão à cultura e ao conhecimento.
ObrasFoi um dos maiores signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório divulgado em 1932.
ObrasAcredita em educação pública e de qualidade para todos, além de ser ativa nos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país. Aborda temas de descriminação racial, gênero e de classe em sua literatura;
Olhos d'ÁguaLutou pela educação como formação humana, e atuou como relator da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Além disso, ocupou cargos no governo e criou a Universidade e Brasília.
O Povo BrasileiroCecília viveu no contexto de reformas do ensino, sendo a principal a “Escola Nova”, idealizada por Francisco Campos e foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.
Discurso Jornalístico de Cecília MeirelesDesenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula e foi protagonista da Campanha de Educação de Adultos, na década de 1940.
Tendências da Educação BrasileiraPoetisa, escritora e educadora social, conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada publicado em 1960. Suas obras abordavam aspectos como fome, falta de moradia e outras situações que circulavam a vida de uma mulher negra e favelada em São Paulo.
Quarto de DespejoÉ considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil e questionava a autoridade/autoritarismo do professor em sala de aula, sua postura como reprodutor do conhecimento e seu papel na construção de uma sociedade igualitária.
Pedagogia do OprimidoFoi jornalista, professora e a precursora da luta de políticos afrodescendentes no Parlamento brasileiro. Acreditava em uma educação continuada e educação como cultura.
ObrasConsiderado o maior geógrafo brasileiro e foi o primeiro negro a obter o título de professor-emérito da Universidade de São Paulo.
A Natureza do Espaço